Sim, você pode e deve escrever para revistas, da mesma forma
que deve escrever um livro para servir de pilar para a sua carreira.
Por quê?
No momento em que
publica um artigo em uma revista, você que é palestrante, consultor,
profissional liberal, ou especialista dentro da área em que atua, fornece elementos
para as pessoas conhecerem o seu trabalho e a sua maneira de pensar.
Não importa em que
cidade, estado ou país você esteja estabelecido, seu nome chegará a todos os
lugares onde a revista chegar e possivelmente a lugares que nunca você iria
planejar ou imaginar. Porque cada leitor irá conhecer o seu trabalho e falar de
sua ideia – e o melhor: estima-se que cada exemplar de revista distribuído seja
lido pelo menos por três pessoas e comentado por outras três.
Você já imaginou esse
efeito na divulgação do seu trabalho? É como uma bola de neve, com seu nome
sendo projetado pelo que você compartilhou com o leitor no artigo e sendo
comentado por todos aqueles para quem ele teve significado e relevância.
Quando você escreve um livro voltado para a área em que
atua, sem dúvida alguma você lança a base para construir um dos grandes pilares
que irão sustentar o seu sucesso. Mas tão importantes são também os artigos que
você escreve e publica em revistas.
Além da divulgação óbvia do seu trabalho, os artigos ainda
ajudam a consagrá-lo como especialista naquilo que você faz.
Mas é claro que o seu artigo tem que ser bem escrito, ou ele
poderá trabalhar até mesmo contra você e frustrar seus planos de divulgação da
sua atuação profissional.
Por isso quero lhe dar algumas dicas sobre como escrever um
bom artigo. E a primeira, e uma das mais importantes delas, é que “você deve
capturar a atenção do leitor logo no início do artigo e despertar nele a
vontade de continuar lendo”.
Para isso você precisa criar um gancho forte com o título do
artigo e depois já dizer ao leitor qual será o conteúdo
que ele irá encontrar no seu artigo.
Em um texto do professor André Augusto Gazola, ele chama a
atenção para a necessidade de, já no início do artigo, responder as questões
básicas: Quem? O quê? Quando? Onde? Por
quê? Como?
Foi exatamente assim que eu comecei a escrever este texto.
Repare no trecho acima, em itálico.
Vamos separá-lo por partes, de acordo com a orientação do professor André:
Quando? No momento em que publica um artigo em uma
revista.
Quem? Você que é palestrante, consultor,
profissional liberal, ou especialista dentro da área em que atua.
O quê? Fornece elementos para as pessoas conhecerem
o seu trabalho e a sua maneira de pensar.
Onde? Não importa em que cidade, estado ou país
você esteja estabelecido, seu nome chegará a todos os lugares onde a revista
chegar e possivelmente a lugares que nunca você iria planejar ou imaginar.
Por quê? Porque cada leitor irá conhecer o seu
trabalho e falar de sua ideia – e o melhor: estima-se que cada exemplar de
revista distribuído seja lido pelo menos por três pessoas e comentado por
outras três.
Como? Você já imaginou esse efeito na divulgação
do seu trabalho? É como uma bola de neve, com seu nome sendo projetado pelo que
você compartilhou com o leitor do artigo e sendo comentado por todos aqueles
para quem ele teve significado e relevância.
No restante do artigo, você vai precisar elaborar,
desenvolver, aprofundar esses elementos, com muitos mais detalhes. Ou seja, vai
precisar mostrar para o leitor o quanto você realmente conhece do assunto.
Mais isso, e outras dicas mais, serão assunto de nossas
próximas conversas.
Um bom artigo, bem escrito e cheio de conteúdo, publicado por uma
revista relevante, vai ajudar muito no sucesso do seu livro, da sua carreira
como escritor e da sua carreira profissional.
Então, proponho a você um exercício:
1-Escreva um artigo para revista, dentro da sua área de
atuação, com no máximo 1500 caracteres.
2-Use obrigatoriamente a estrutura do “Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? Como?”.
3-Antes de publicar o seu artigo, peça para duas ou três pessoas lerem e lhe darem um feedback sobre seu artigo. Depois faça as correções necessárias.
Nas nossas próximas conversas, vamos nos entender mais sobre
esse e outros temas importantes para você que é ou quer se tornar um escritor
de sucesso.
Um abraço,
Gilberto Cabeggi
Escritor Assessor de Escrita Coach Editorial
Escritor Assessor de Escrita Coach Editorial
Ajudando você a transformar
suas ideias em livros de sucesso
suas ideias em livros de sucesso
Antes Tarde do
Que Nunca
Todo Dia É Dia de
Ser Feliz
Todo Dia É Dia de
Ter Fé na Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário