terça-feira, 3 de dezembro de 2013

As pessoas se acomodam e a vida passa


“O conformismo faz com que a pessoa opte por ter cada vez menos. E passe a achar que tem menos porque merece menos.”


Você tem o direito de ser feliz!

Se você está frustrado por ter perdido uma parte da sua vida, deixe-me dizer-lhe que ainda é possível fazer alguma coisa para aproveitar melhor o restante dela.

Infelizmente, muitas pessoas perdem toda a vida que ainda têm porque pensam que é tarde demais para mudar e conquistar seus sonhos.

Pior: as pessoas pensam no que os outros querem, seguem o que os outros dizem, tentando sempre preservar a própria imagem, em vez de respeitar seus desejos legítimos e a sua vocação.

Muitos estão frustrados por não viverem a vida que gostariam, porque acham que o seu tempo de sonhar já passou e que agora já não podem fazer mais nada.

Tenho visto pessoas com 30 anos de idade dizendo que já estão velhas demais para começar uma faculdade. Muitos pensam que aos 40 anos já não têm mais chance de conseguir um novo amor.

Observo diariamente pessoas que acham que perderam a época de escrever um livro, de aprender piano, de começar um curso ou um novo empreendimento − enfim, de se lançar a um novo desafio − por achar que já não são capazes de reacender seus sonhos, suas energias, sua motivação, e encarar os obstáculos naturais que dão sabor à vida.

As pessoas desistem de serem felizes porque têm medo de partir para uma nova vida, mesmo que estejam insatisfeitas com aquela que levam. Vivem como ratos assustados, acuados a um canto por sombras que imaginam serem de gatos.

Não percebem que apenas um pouco mais de ousadia e vontade de lutar pela felicidade seria suficiente para mudar toda a sua história. E desistem de seus anseios porque já não acreditam mais na realização dos próprios sonhos.

Isso me faz pensar que essa é a condição em que a maioria das pessoas vive: a posição em que se encontram na vida é incômoda, mas não fazem nada quanto a isso, porque a dor ainda não é o suficiente para fazê-las se moverem.

A verdade mais dura nessa história é que o comodismo assumido se transforma em conformismo. E o conformismo é o mesmo que a morte em vida.

O conformismo faz com que a pessoa opte por ter cada vez menos. E passe a achar que tem menos porque merece menos. Triste... Não é mesmo?

O conformismo prende o indivíduo à sua situação presente e o impede de crescer, porque anula a sua vontade de lutar para buscar mais.

Então, para que você possa assumir o rumo da sua vida, quero lhe fazer um convite especial: reaja contra aquilo que você não quer na sua vida! Jogue fora tudo o que o incomoda e não lhe serve mais, e comece de novo!

Pode não ser fácil, passando pelas dificuldades que você talvez esteja enfrentando agora. Mas sempre é preciso dar a si mesmo um voto de confiança e uma nova chance.

Talvez você seja aquele jovem que abandonou os estudos para trabalhar desde cedo, ou alguém que abriu mão da carreira porque precisou cuidar dos pais doentes.

Quem sabe ainda, é uma daquelas pessoas que quase perderam a vida com drogas, ou que desperdiçaram o tempo de amar porque trabalhavam como loucas.

Ou, talvez seja uma daquelas mulheres que deixaram de trabalhar fora para cuidar dos filhos e hoje que eles cresceram se sente vazia e sem perspectivas no mercado de trabalho e na sua vida.

Pode ser ainda que esteja num casamento falido, sem amor e machucado, atirado aos cantos de sua vida, angustiado e sem saída, esperando apenas o tempo passar e a morte chegar.

Mesmo assim, acalme-se e acredite: ainda é possível voltar a ser feliz.

Quero deixar claro aqui a ideia de que se conformar com menos por não se julgar capaz de conseguir mais é que é o problema. É a desistência dos seus sonhos que tem um peso enorme, negativo, na sua autoestima, na sua autoconfiança e na sua felicidade.

Então, se alguma coisa está doendo na sua alma, vá buscar a solução!

Conheça de perto os problemas que você tem que enfrentar na vida, aceite o desafio de resolvê-los e vá viver tudo o que você tem direito e que o faz feliz.

E jamais aceite menos do que você merece ter na vida, seja por que motivo for!


Nas nossas próximas conversas, vamos nos entender mais sobre esse e outros temas importantes para você que é ou quer se tornar um escritor de sucesso.


     Um abraço,

     Gilberto Cabeggi
    
Escritor   Assessor de Escrita   Coach Editorial
     Ajudando você a transformar
     suas ideias em livros de sucesso



     Antes Tarde do Que Nunca
     Todo Dia É Dia de Ser Feliz
     Todo Dia É Dia de Ter Fé na Vida





4 comentários:

  1. Excelente artigo. Você tocar coração das pessoas no sentido de sair da zona de conforto e correr atrás dos seus sonhos.

    ResponderExcluir
  2. Caro Gilberto, o meu propósito, a minha missão de vida, é exatamente despertar as pessoas para a realização de seus sonhos e sua missão de vida. Assino abaixo o que está descrito no teu artigo. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. MUITO LINDO E VOU REPASSAR. O MEU PROBLEMA FOI, DURANTE TODA A VIDA, NÃO ME ACHAR MERECEDORA DE UMA COISA MUITO BOA E PARTIR PARA A "ACEITAÇÃO" DO MEDÍOCRE, QUE EU ACHO QUE JÁ ESTAVA DE BOM TAMANHO. NÃO ADIANTAVA DE NADA AS PESSOAS DIZEREM O CONTRÁRIO PORQUE, DENTRO DE MIM JÁ ESTAVA INSTALADO O "DERROTISMO". SEMPRE ACHEI QUE TUDO "ERA BOM DEMAIS PARA MIM". e TINHA VONTADE (COMO JÁ ME ACONSELHARAM) DE ESCREVER UM LIVRO SOBRE A MINHA VIDA E SOBRE UM AMOR QUE TIVE E QUE DUROU POR MAIS DE 50 ANOS, SEM EU NUNCA TER VIVIDO, REALMENTE, COM ELE.
    COISAS DA VIDA.(Ele morreu há dois e meio)
    UM GRANDE ABRAÇO. Irlei

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do artigo. Nos leva a refletir sobre nossos problemas e dificuldades e a sairmos da zona de conforto que nos encontramos. Muito mais que isso, nos leva a assumir o compromisso de corrermos atrás dos nossos sonhos e ideais, para alcançarmos segundo nossa concepção... a felicidade!
    Abraço

    ResponderExcluir