Responda a esta pergunta:
“Se em um fio elétrico estiverem pousados oito pássaros,
você der um tiro e acertar um deles, quantos pássaros restarão no fio?”
A resposta certa é: “Nenhum… Porque todos os outros
voarão.”
Não quero dizer com isso que você deva sair por aí atirando
em pássaros!
Quero mesmo é que você perceba, por analogia, que se sair
escrevendo um livro sem um público-alvo bem determinado, você corre o risco de
espantar todos os leitores, ou a maioria deles.
Então, esta é a primeira pergunta a ser respondida, se você
quer ter sucesso de público:
“Para quem estou escrevendo meu livro?”, ou
“Quem serão os meus leitores?”, ou ainda
“Que tipo de pessoas eu quero atingir com a minha mensagem?”
É preciso ter foco. Ou então seus esforços se dispersarão e
o seu objetivo não será atingido. Como na história dos pássaros, você fará
tanto barulho com seus “tiros”, que vai espantar todo mundo.
Agora, preste muita atenção: ter foco não é o mesmo que
“segregar leitores”.
O que isso significa? Isso quer dizer que você precisa focar
no seu público-alvo, mas não deve excluir os demais leitores.
Você deve ser sutil e cuidadoso na sua aproximação com seu
público-alvo, para que as pessoas que estão à volta dele também tenham a chance
de se interessar pelo seu livro.
Você deve ter claro em sua mente quem é o seu público, mas
não deve escrever de modo a excluir todas as demais pessoas.
Vou dar um exemplo:
Um livro de medicina tem como público-alvo médicos,
estudantes e profissionais da área médica. Mas exclui totalmente o restante do
público. É claro que isso está perfeito! Afinal, trata-se de um livro técnico e
nem todos precisam entender a linguagem médica. Mas esse conceito se adéqua
perfeitamente apenas aos livros técnicos, sejam de que área forem.
Porém, se você não está escrevendo um livro técnico, se você
está escrevendo aquele livro gostoso com as suas ideias e pensamentos
incríveis, com o seu modo particular de ver a vida, então não exclua
propositadamente nenhum leitor.
Esses conceitos parecem contraditórios?
Mas não são. É apenas uma questão de ter em mente qual é o
seu público-alvo e focar seu livro para ele, mas usar uma linguagem de escrita
simples e clara, que convide também outros leitores a se tornarem parte de seu
público.
Mas, por enquanto, fique um pouco mais com estas perguntas e
escreva as respostas para elas, até que isso fique bem claro para você:
1. Para quem estou escrevendo meu livro?
2. Quem serão os meus leitores?
3. Que tipo de pessoas eu quero atingir com a minha
mensagem?
Nas nossas próximas conversas, vamos nos entender mais sobre
esse e outros temas importantes para você que é ou quer se tornar um escritor.
Um abraço,
Gilberto Cabeggi
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Aguarde as novidades!
Olá Gilberto!
ResponderExcluirBacana a dica. Vou pensar nisso quando estiver escrevendo meus livros.
Seja bem-vindo sempre, Maicon.
ExcluirUm abraço.
ola gilberto,
ResponderExcluirobrigado pela dica;
ABS!!!
jose antonio vieira
Fique à vontade para vir nos visitar sempre.
ExcluirUm abraço.
Agradeço a todos pelos comentários e pelas críticas. Só assim é possível aprimorar o meu trabalho. Um grande abraço a todos.
ResponderExcluirAmei a dica, Gilberto! A analogia ajudou bastante a compreender a importância de definir o público. Muito obrigada! Grande abraço!
ResponderExcluirObrigado Gilberto, pelas sempre valiosas dicas. Tenho muito material que pretendo publicar. Mas, por agora, é concentrar na carreira de palestrante. Abraço!
ResponderExcluirOlá Gilberto foi muito proveitoso ler suas dicas. Estou mais segura no que quero escrever, aliás, já o estou fazendo. Abraços.
ResponderExcluirOlá Gilberto foi muito proveitoso ler suas dicas. Estou mais segura no que quero escrever, aliás, já o estou fazendo. Abraços.
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